Prémio - CANDIDATURAS

CANDIDATURAS


A fase de candidaturas da 8.ª edição do Prémio decorre entre 5 de fevereiro e 15 de março de 2016.

Vantagens em participar?


São muitas, aqui apresentadas uma a uma:
- Prémio 25.000 € para o melhor projeto de todas as categorias a concurso, distinguindo a categoria em que se insere;
- Menções dos projetos que se destaquem nas restantes três categorias a concurso;
- Participação do projeto vencedor na competição internacional Creative Business Cup (Copenhaga, Dinamarca);
- Participação dos projetos finalistas no Workshop de Imersão Empreendedora, promovido pela organização e que tem como objetivo a preparação da capacidade empreendedora de todos os promotores;
- Apoio na elaboração dos Modelos de Negócio, na identificação de fundos estruturais de apoio, instrumentos de apoio financeiro e infraestrutural para os projetos finalistas;
- Apresentação pública dos projetos finalistas, no Super Bock Laboratório Criativo;
- Mediatização dos projetos vencedores através da imprensa e das redes sociais;
- Networking: os finalistas beneficiam de um ambiente onde se gera uma rede de contactos importante para o desenvolvimento dos seus projetos;
- Acesso dos finalistas à Incubadora Virtual de Serralves e à Incubadora da Universidade Católica Portuguesa;
- O projeto vencedor beneficia ainda de consultoria para o desenvolvimento de marca;
- Visibilidade dos projetos nas canais de comunicação do Prémio e junto dos meios de comunicação social, nomeadamente a presença no programa The Next Big Idea, do canal SIC Notícias.

O que procuramos num projeto vencedor?


Procuramos projetos na área das Indústrias Criativas que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho qualificado e produzam um efeito impulsionador na afirmação da criatividade e inovação portuguesas nos mercados nacional e internacional.

Quem se pode candidatar?


Podem candidatar-se todos os cidadãos, maiores de 18 anos (individuais ou em grupo), bem como pequenas e micro empresas em fase de expansão e com sede em território português. Os projetos a candidatura não poderão ter capital externo investido no valor superior a 380.000€.

Como se candidatar?


As candidaturas poderão ser submetidas por duas vias:
1. Submissão direta ao Prémio Nacional Indústrias Criativas através do Formulário de Candidatura PNIC disponível neste site. O candidato poderá ser convocado pela Organização para uma entrevista de apresentação do projeto e posterior gravação de um vídeo de apresentação da ideia/projeto (3minutos);
2. Submissão via parceria Prémio Nacional Indústrias Criativas (PNIC) e o programa The Next Big Idea, (TNBI) através do Formulário de candidatura PNIC/TNBI disponível neste site. A submissão via parceria Prémio Nacional Indústrias Criativas e o programa The Next Big Idea implica que os candidatos apresentem a sua ideia/projeto numa das sessões programadas do RoadShow PNIC/TNBI, com calendário e mapa a divulgar neste site.

É um longo caminho?


Talvez, mas se acreditas no teu projeto só tens de dar o primeiro passo. Se chegares a finalista, nós ajudamos-te a acelerar o teu projeto. Concorre!

Projetos Finalistas


Dos candidatos, são selecionados até 10 projetos finalistas, aos quais é dado apoio no processo de elaboração dos Modelos de Negócios, a submeter na última fase do concurso.
Decorre também o Workshop de Imersão Empreendedora, um workshop de aceleração de ideias, onde os projetos finalistas são acompanhados por uma equipa de mentores que ajudam os participantes a definir e estruturar os modelos de negócio. O programa tem a duração de quatro dias.