11-06-2017

Um tablet transforma-se num tabuleiro para jogos sociais tradicionais e um acessório permite ocultar o jogo dos adversários. Com Wonder Cover, entre apps e componente física, juntam-se mundos e resgata-se o fundamental: a socialização com amigos e familiares. Desenvolvida pela Magnética, startup incubada em Braga, o projeto foi premiado nos European Product Design Awards de 2017. Nuno César Vieira explica-nos tudo sobre este sistema de jogo inovador, um dos 10 finalistas deste ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas.
 
Um tabuleiro digital para jogos tradicionais
“O WonderCover® é um sistema de jogo inovador que transforma qualquer tablet (Android, iOS ou Windows) num tabuleiro "digital" para jogos em grupo. É ideal para atividades lúdicas como jogos de mesa (cartas, dominó, batalha naval...) e didáticas, como jogos de quiz ou outros que estimulam capacidades cognitivas, promovendo a interação social REAL. Basta juntar um grupo de amigos, instalar as nossas apps gratuitas e aplicar os nossos acessórios.
Ou seja, o WonderCover mantém a verdadeira essência dos tradicionais jogos de mesa e de tabuleiro, potenciado por todas as vantagens do digital, gráficos incríveis e uma experiência de jogo inovadora. A partir daqui, podes desafiar os teus amigos para aventuras por entre florestas assombradas, cenários de idade média ou lagos gelatinosos com estranhas criaturas. Vais encontrar tudo isto e muito mais em todos os jogos que vêm com o WonderCover®. Depois, podes partilhar os teus feitos nas redes sociais. É diversão garantida."
 
Porque socializar é preciso
O WonderCover®  responde a uma necessidade de socialização interpessoal em detrimento do isolamento gerado pelo uso individual de dispositivos móveis. Recorrendo a estes mesmos dispositivos, omnipresentes no quotidiano, o WonderCover® propõe a redescoberta do espaço social REAL, de interação, de crescimento e de diálogo interpessoal, promovendo autoconfiança, melhorando capacidades cognitivas e de comunicação, espírito competitivo e de conquista, enquanto reforça laços familiares e de amizade em estimulantes atividades lúdicas e didáticas de grupo."
 
Um conceito nascido em família
“A ideia nasceu a partir de uma necessidade real. Em Julho de 2013 estava de férias em família e num serão surgiu a ideia de jogarmos algo todos juntos. De imediato surgiu um problema. Não tínhamos levado baralho de cartas ou jogos de tabuleiro, mas tínhamos um tablet connosco. Eu e a minha mulher adoramos jogos de quiz e cartas, os miúdos adoram videojogos e também gostam de jogar às cartas com os avós. Foi nesse momento que surgiu a ideia: juntar as duas coisas e tornar possível jogar às cartas, dominó, quiz ou outro jogo de mesa, em grupo, no tablet. Mas como se esconde as cartas dos adversários ao jogar no tablet? Foi aí que surgiu a ideia que daria origem à WonderCover.”
 
Cronologia de sucesso
“A startup Magnética Apps & Crafts foi criada em Fevereiro de 2015 com o objetivo de desenvolver e comercializar o WonderCover®. Desde esse momento focámos as atenções no desenvolvimento de produto digital (apps mobile) e da componente de hardware (acessório para tablets). No último trimestre de 2016 iniciámos a comercialização do produto em Portugal, no início deste ano participámos em feiras internacionais onde obtivemos ótimo feedback e contactos para distribuição internacional do produto e para parcerias na coprodução. Paralelamente, fomos integrados num programa da Amazon destinado a apoiar startups e produtos inovadores – o Amazon Launchpad. Estamos integrados num programa de aceleração da Startup Braga, somos agora finalistas do PNIC... E o nosso produto obteve uma medalha de prata nos European Product Design Awards de 2017.”
 
Um tremendo salto qualitativo
“A participação no Prémio Nacional Indústrias Criativas permite-nos dar um tremendo salto qualitativo no desenvolvimento do projeto/empresa e também na qualificação do produto, nas necessidades de financiamento e na definição das bases orientadoras do projeto. É sem dúvida para nós um privilégio e uma enorme mais-valia, que nos ajudará a cumprir os nossos objetivos.”
 
Crescer lá fora com boas parcerias
“Os nossos objetivos para 2017 prendem-se com o estabelecimento de parcerias a nível internacional para distribuição e coprodução de jogos. Em jogos que impliquem ocultação de jogo entre participantes, como é o caso de jogos de cartas, dominó e quizes como o travel pursuit, entre outros, o acessório WonderCover á a única forma de os trazer para a componente digital mantendo a real essência social destes jogos.”
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