15-10-2014

A West European Symphony Orchestra (WESO) venceu a 6.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas. Esta orquestra especializada na criação e interpretação de bandas sonoras para a indústria cinematográfica mundial – especialmente conhecedora do mercado de Hollywood – é um projeto do músico André Miranda, que ao vencer esta competição passa a representar-nos na Creative Business Cup, a decorrer em novembro na Dinamarca.
Para além do vencedor – que recebe um prémio pecuniário de 25 mil euros, entre outros apoios ao desenvolvimento do negócio –, a edição 2014 do nosso Prémio ficou marcada pela atribuição de menções honrosas nas quatro categorias a concurso. Foram, assim, distinguidos os projetos Beesweet (único na categoria “Turismo e Património”), Calligraphy Practice (“Conteúdos e Novos Media”) e Casas em Movimento (“Arquitetura e Artes Visuais”). A WESO, sendo a única finalista na categoria “Música e Artes do Espetáculo”, recebeu, além do prémio final, a respetiva menção honrosa.
O facto de o projeto de André Miranda aliar “o potencial artístico dos músicos portugueses com uma estrutura de custos competitiva, num negócio direcionado para as áreas de entretenimento e dos media”, foi determinante para a escolha do júri do Prémio, promovido pela Unicer com a Fundação de Serralves.
A WESO, refira-se, está já a merecer notoriedade nos EUA (André Miranda desenvolveu o conceito na Universidade de Nova Iorque), estando associada, a título de exemplo, ao filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”, de Ben Stiller. No plano nacional, a orquestra tem no seu currículo colaborações com Rodrigo Leão ou Samuel Úria.
Recordamos que à edição deste ano do Prémio concorreram 285 projetos. Destes, o júri seleciou 10 para a etapa final da competição. Origama, Lumicroma, Viral, sensorialFIT, FAHR 021.3 e Boox foram, além dos já mencionados, os finalistas que prestigiaram o concurso. Todos mereciam vencer, nenhum foi vencido.

Fomos às nossas raízes
A entrega do Prémio decorreu no âmbito do 9.º Super Bock Laboratório Criativo, um evento que celebra sem rede experiências de encontro da criatividade e do empreendedorismo. Porque o tema deste ano era "Enraizar", numa tarde chuvosa tornámos nossa casa o Mercado de Matosinhos, um lugar de raízes. Fomos bem acolhidos. Sentimo-nos muito confortáveis, quisemos ficar ao encontro da noite.
Conversámos sobre "O Quadrado e a Raiz" para retermos algumas ideias: não há fórmulas para ser-se empreendedor, mas tem de se acreditar verdadeiramente no projeto, vivê-lo o tempo todo, defendê-lo enquanto acreditamos que é possível - e levar a possibilidade para novas fronteiras, ousar, conquistar. Tudo isto manifestaram os nossos finalistas ao longo do processo do Prémio.
Assistimos também a uma produção inédita da Palmilha Dentada, um "Enraizar" na natureza humana e na origem da vontade de criar, fazer, através de um espetáculo que associou música, projeção de vídeo, dança contemporânea, teatro e artes do novo circo.
E festejámos, em todos os momentos. Encontrámos amigos e conhecidos, brindámos com uma Super Bock especial, feita para o Laboratório, e saboreámos um menu que manifesta a nossa intenção - respeitando as nossas raízes, criar outras novas. Porque a vida é movimento.
A todos os que se juntaram a nós, MUITO OBRIGADO. Para o ano voltamos a chamar-vos...


 
LÊ TEXTO SOBRE A WESO
OUTRAS NOTÍCIAS
Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18