16-01-2015

Onde existiu a Oliva, junto à Estação de São Bento, uma teia metálica explora o vazio que ficou, gerando um incómodo desejado neste lugar cansado do abandono. O verde desafia a paleta parda e gasta; é um ruído de cor a circular entre a ruína e a escarpa granítica que faz parte do desenho do Porto histórico. Isto é Metamorfose. Esta é a instalação a que o coletivo FAHR 021.3 começou a dar forma em dezembro e que neste sábado, pelas 18h00, é oficialmente inaugurada.
A intervenção surge integrada no Locomotiva, um projeto da Porto Lazer com que a autarquia está a dinamizar a emblemática estação e espaço envolvente. Em causa está, conforme noticiámos, um programa para seis meses (desenrola-se até junho de 2015) que visa tornar esta zona histórica do Porto em mais um polo de fruição urbana, vivido por todos através de um conjunto variado de iniciativas artísticas e culturais.
Com Metamorfose, “a exceção provoca. A disrupção desafia. A conversa inicia-se. Entre a cidade e a estrutura”. É deste modo que o FAHR 021.3, finalista do nosso Prémio 2014, apresenta esta instalação composta por uma malha em metal, “desenvolvida digitalmente e trabalhada manualmente”, que “desperta o olhar e a curiosidade”.
Vinho quente e música (DJ Set de Tiago Carneiro da Terrain Ahead) marcam a inauguração de Metamorfose. Às 18h00, já com a noite a começar, as luzes acendem-se, iluminando a estrutura que “se ergue em frente à ruína, dando-lhe vida, devolvendo-lhe volumetria”.
 
QUERES ANIMAR A RUA DA MADEIRA?
Se sim, aproveitamos para te informar que o projeto Locomotiva tem em curso uma convocatória dirigida “a todos os que querem ser programadores culturais durante uma semana na Rua da Madeira”, um largo adjacente à Estação de São Bento que deste modo será libertado “da sua atual ocupação como estacionamento”.
O desafio é lançado a associações, entidades culturas e criativos em geral, decorrendo o prazo de submissão de propostas até 2 de março. Os projetos selecionados serão financiados, cada, em sete mil euros.
SABE TUDO SOBRE ESTA CONVOCATÓRIA
 
Revitalizar um património valioso da cidade, “potenciando novas dinâmicas e negócios”, é o objetivo desta iniciativa da Câmara do Porto, ”que tem na REFER o seu primeiro e fundamental parceiro. Mas outros se juntarão nesta viagem, apresentando ideias, integrando ações e desenvolvendo os mais variados projetos, sempre com o propósito comum de promover a atratividade deste espaço e do seu potencial de atração económica e turística. Queremos envolver todo o tipo de públicos neste projeto. A todos eles vamos propor novas formas de vivenciar este espaço. De uma forma inovadora, criativa e dinâmica. Mas sempre em linha com as tradições enraizadas da cidade e com os fluxos que diariamente aqui convergem, se detêm e se desviam” – frisa Hugo Neto, administrador executivo da PortoLazer, na texto de apresentação do Locomotiva. 
A autarquia liderada por Rui Moreira já fez saber que esta Locomotiva veio para ficar, com reedições que nos convidarão a fruir de uma parte da zona história do Porto que até agora mereceu menor atenção.

(A ilustrar este artigo, aspectos de Metamorfose: fotografias DR, retiradas da página oficial do FAHR 021.3 no Facebook.)
OUTRAS NOTÍCIAS
As grandes capitais já conhecem este tapete

As grandes capitais

já conhecem este tapete

Dá visibilidade ao teu programa de dança

Dá visibilidade ao

teu programa de dança

Esta poltrona está nos palcos mundiais da inovação

Esta poltrona está

nos palcos mundiais da ino...

BBC mostra ao mundo a Casa em Movimento

BBC mostra ao mundo a

Casa em Movimento

O CLAB convida-te para Serralves

O CLAB convida-te

para Serralves

Reutilizar e poupar com Book in Loop

Reutilizar e poupar

com Book in Loop

Como conservar e restaurar murais públicos?

Como conservar e

restaurar murais públicos?

Este festival dava um filme - e vai dar

Este festival dava um

filme - e vai dar

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22