26-12-2014

Arranca este sábado o Locomotiva, um projeto da Porto Lazer com que a autarquia pretende dinamizar a emblemática Estação de São Bento e espaço envolvente. Em causa está um programa para seis meses (desenrola-se até junho de 2015) que visa tornar esta zona histórica do Porto em mais um pólo de fruição urbana, vivido por todos através de um conjunto variado de intervenções artísticas e culturais.
Como se pode ver no cartaz que acompanha este texto, a inauguração do Locomotiva faz-se com quatro paragens (leia-se ações), com partida da Praça Almeida Garrett e chegada à Ruina da Avenida da Ponte – é neste local, junto à estação, que o coletivo FAHR 021.3, finalista do Prémio Indústrias Criativas 2014, se junta à iniciativa com o lançamento do "momento zero" da Metamorfose. Em causa está uma intervenção pensada para a ruína situada na Avenida Dom Afonso Henriques, que procura valorizar este espaço “esquecido” no coração da cidade, “provocando todos os que por ali passam com uma abordagem colorida e dinâmica”, conforme salienta a organização. 
Este “momento zero” de Metamorfose (cujo resultado final será apresentado a 17 de janeiro de 2015) e as outras três propostas para dia de inauguração do Locomotiva (STOP.LIVE, uma “praça efémera” criada pelo atelier STILL urban design; a apresentação do projeto Museu em Movimento, pelo Museu de Marionetas do Porto; e “Fio Prumo”, um espetáculo de novo circo pela companhia Erva Daninha) surgem como uma amostra do que irá desenrolar-se ao longo dos próximos seis meses.
Revitalizar um património valioso da cidade, “potenciando novas dinâmicas e negócios”, é o objetivo deste projeto da Câmara do Porto, ”que tem na REFER o seu primeiro e fundamental parceiro. Mas outros se juntarão nesta viagem, apresentando ideias, integrando ações e desenvolvendo os mais variados projetos, sempre com o propósito comum de promover a atratividade deste espaço e do seu potencial de atração económica e turística. Queremos envolver todo o tipo de públicos neste projeto. A todos eles vamos propor novas formas de vivenciar este espaço. De uma forma inovadora, criativa e dinâmica. Mas sempre em linha com as tradições enraizadas da cidade e com os fluxos que diariamente aqui convergem, se detêm e se desviam” – frisa Hugo Neto, administrador executivo da PortoLazer, na texto de apresentação do Locomotiva. 
A autarquia liderada por Rui Moreira já fez saber que esta Locomotiva veio para ficar, com reedições que nos convidarão a fruir de uma parte da zona história do Porto que até agora mereceu menor atenção.

(Na página inicial do nosso site, a ilustrar este artigo, uma perspetiva de "Metamorfose" - fotografia DR, retirada da página oficial do Locomotiva no Facebook.)

OUTRAS NOTÍCIAS
A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19