26-12-2014

Arranca este sábado o Locomotiva, um projeto da Porto Lazer com que a autarquia pretende dinamizar a emblemática Estação de São Bento e espaço envolvente. Em causa está um programa para seis meses (desenrola-se até junho de 2015) que visa tornar esta zona histórica do Porto em mais um pólo de fruição urbana, vivido por todos através de um conjunto variado de intervenções artísticas e culturais.
Como se pode ver no cartaz que acompanha este texto, a inauguração do Locomotiva faz-se com quatro paragens (leia-se ações), com partida da Praça Almeida Garrett e chegada à Ruina da Avenida da Ponte – é neste local, junto à estação, que o coletivo FAHR 021.3, finalista do Prémio Indústrias Criativas 2014, se junta à iniciativa com o lançamento do "momento zero" da Metamorfose. Em causa está uma intervenção pensada para a ruína situada na Avenida Dom Afonso Henriques, que procura valorizar este espaço “esquecido” no coração da cidade, “provocando todos os que por ali passam com uma abordagem colorida e dinâmica”, conforme salienta a organização. 
Este “momento zero” de Metamorfose (cujo resultado final será apresentado a 17 de janeiro de 2015) e as outras três propostas para dia de inauguração do Locomotiva (STOP.LIVE, uma “praça efémera” criada pelo atelier STILL urban design; a apresentação do projeto Museu em Movimento, pelo Museu de Marionetas do Porto; e “Fio Prumo”, um espetáculo de novo circo pela companhia Erva Daninha) surgem como uma amostra do que irá desenrolar-se ao longo dos próximos seis meses.
Revitalizar um património valioso da cidade, “potenciando novas dinâmicas e negócios”, é o objetivo deste projeto da Câmara do Porto, ”que tem na REFER o seu primeiro e fundamental parceiro. Mas outros se juntarão nesta viagem, apresentando ideias, integrando ações e desenvolvendo os mais variados projetos, sempre com o propósito comum de promover a atratividade deste espaço e do seu potencial de atração económica e turística. Queremos envolver todo o tipo de públicos neste projeto. A todos eles vamos propor novas formas de vivenciar este espaço. De uma forma inovadora, criativa e dinâmica. Mas sempre em linha com as tradições enraizadas da cidade e com os fluxos que diariamente aqui convergem, se detêm e se desviam” – frisa Hugo Neto, administrador executivo da PortoLazer, na texto de apresentação do Locomotiva. 
A autarquia liderada por Rui Moreira já fez saber que esta Locomotiva veio para ficar, com reedições que nos convidarão a fruir de uma parte da zona história do Porto que até agora mereceu menor atenção.

(Na página inicial do nosso site, a ilustrar este artigo, uma perspetiva de "Metamorfose" - fotografia DR, retirada da página oficial do Locomotiva no Facebook.)

OUTRAS NOTÍCIAS
CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Grandes ideias no pequeno ecrã

Grandes ideias no

pequeno ecrã

Sensi quer revolucionar meio musical

Sensi quer

revolucionar meio musical

Candidaturas encerradas

Candidaturas

encerradas

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17