05-03-2015

Três personalidades do design nacional – Daciano da Costa, Sebastião Rodrigues e Pádua Ramos (na imagem à esquerda) – dão nome aos prémios hoje oficialmente lançados no âmbito do Ano do Design Português. A iniciativa, que terá um caráter anual, pretende “estimular a produção de design de qualidade e o investimento em inovação e investigação nesta área, bem como reconhecer e divulgar os melhores projetos de design de comunicação, de produto e de interiores, como fator de inovação, de competitividade e de cultura, sensibilizando o público para a relevância das obras de design de autores portugueses”.
Os prémios destinam-se especificamente a designers profissionais de nacionalidade portuguesa, que desenvolvam trabalho em Portugal ou no estrangeiro, e a estudantes portugueses finalistas de design ou recém-formados, desde que tenham concluído o grau após o ano de 2010. A cada prémio instituído será atribuído um montante global de 7.500 euros. Deste valor, 5.000 euros destinam-se à modalidade de designers profissionais; 2.500 euros à modalidade de designers finalistas ou recém-formados. Além dos prémios, o júri pode ainda atribuir menções especiais.
Em Setembro de 2015 será organizada uma exposição das obras dos designers nomeados e finalistas, por cada prémio instituído.
As candidaturas deverão ser apresentadas até 31 de Maio de 2015, através do envio de curriculum vitae para o e-mail premios@designportugues.pt (até ao limite de 5MB), onde deverão constar todos os dados de identificação e de contacto (nome completo, morada, email, telefone, BI/CC, NIF), portfólio de trabalhos e memória descritiva de um projeto, evidenciando a ligação ao prémio a que se reporta a candidatura.
Todas as informações sobre os prémios e respetivos regulamentos poderão ser consultadas em www.designportugues.pt e em www.dgartes.pt.
Refira-se que o Ano do Design Português 2014/15 é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Economia. Teve início em 30 de Maio de 2014, encerrando a 30 de Setembro de 2015. Como legado ficam, pois, os três prémios, entre outras iniciativas, como é o caso do Diretório do Design Português, disponível online
 
Prémio Sebastião Rodrigues – Design de Comunicação
Este prémio, lê-se no site do Ano Português do Design, “inspira-se no trabalho e papel de Sebastião Rodrigues (1929-1997), incontornável referência no campo do design gráfico, premiado com o Award of Excellence da ICOGRADA (1991) pela sua obra multifacetada e inovadora, não só ao nível do design editorial, cartaz, publicidade e identidade visual, mas igualmente na valorização da investigação, do método e do pensamento crítico em design”.
Fazendo honra a Sebastião Rodrigues, este prémio “assinala a importância do design de comunicação nacional nas suas diversas áreas e formas de aplicação”.

Prémio Daciano da Costa – Design de Produto
“A grande referência no campo do design de produto nacional”, Daciano da Costa (1930-2005) – autor de uma obra diversificada, orientada por uma procura de design total” – distinguiu-se como designer industrial, arquiteto, empresário e professor de design. De herança deixou-nos “uma compreensão do projecto mais integradora e exigente”.
O galardão procura reconhecer o design de produto nacional “nas suas diversas áreas”.

Prémio Pádua Ramos – Design de Interiores
Pádua Ramos (1931-2005), uma “figura marcante no campo do design de interiores, quer através do seu trabalho individual de designer e arquitecto, quer da obra desenvolvida no contexto do atelierGALP – Gabinete de Arquitectura e Urbanismo”, deixou a sua influente herança também como professor e coleccionador. Entre outros galardões, recebeu em 1990 o European Community Design Prize (1990).
O presente prémio pretende, pois, reconhecer “a qualidade do design de interiores nacional nas suas diversas áreas e tipologias”.
OUTRAS NOTÍCIAS
Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18