05-06-2017

Bastou um email para o Sound Particles, o software áudio 3D desenvolvido por Nuno Fonseca, entrar nos grandes estúdios de Hollywood e em filmes como “Batman v Superman”. O projeto, finalista do Prémio Nacional Indústrias Criativas 2017, mostra como a inovação e o conhecimento portugueses podem alcançar dimensão global. Incubado em Leiria, acaba de receber o prémio da revista Exame Informática para “O melhor do Portugal Tecnológico” na área de software. Bem merecido. Vamos conhecê-lo melhor? Nuno, a palavra é tua…

O software que permite simular milhares de sons em simultâneo
“O Sound Particles é um software áudio 3D que utiliza conceitos de computação gráfica aplicados ao som, permitindo simular milhares de sons em simultâneo, o que é particularmente interessante para quem trabalha em filmes épicos, com milhares de coisas a acontecer ao mesmo tempo (batalhas, naves espaciais, etc.).”
 
E o mundo é imenso…
“Essencialmente é uma ferramenta para os profissionais de pós-produção áudio na área do cinema, TV, videojogos ou realidade virtual. Numa primeira fase, o nosso target são os profissionais; numa segunda fase, o target passam a ser os estúdios de cinema e videojogos; e mais tarde, os profissionais de música e prosumer.”
 
Um email e conquistou-se Hollywood
“Eu tive a ideia de usar técnicas de efeitos especiais ao som há 10 ou 12 anos, mas na altura foi só uma ideia. Em 2012, depois de ter terminado o doutoramento, resolvi começar a desenvolver o software. No final de 2014, enviei um email a meia-dúzia de estúdios de Hollywood a apresentar o conceito, e no espaço de um ano acabei por dar palestras
em todos os grandes estúdios de Hollywood.”
 
Um projeto que nasceu global
“Até ao final do ano passado, o projeto foi feito inteiramente por mim. Em novembro, constituí uma empresa, e estamos, desde janeiro, na incubadora D. Dinis, em Leiria, contando neste momento com alguns colaboradores.
O projeto já nasceu internacional (o mercado português não chega a representar 1%) e, neste momento, o software já é usado em todos os grandes estúdios de Hollywood, tendo já sido utilizado em filmes como 'Batman v Superman', 'Ninja Turtles 2', 'Smurfs: a aldeia perdida', 'Ghost in a Shell', entre muitos outros.”
 
É bom estar entre finalistas do Prémio
“O convívio entre os finalistas [no workshop de Imersão Empreendedora, do programa do Prémio, realizado em maio] foi fantástico, não só a nível pessoal, mas também na troca de experiências e opiniões. Para além disso, o programa foi útil para limar arestas, e enriquecer a perspetiva de cada empreendedor.”
 
Horizontes largos, muito largos
Embora já tenhamos algum sucesso junto dos estúdios de Hollywood, encaramos o produto atual apenas como o ponto de partida, uma vez que existem muitas áreas que podem ser exploradas com esta abordagem 3D. Como tal, o objetivo deste ano é começarmos a explorar outras plataformas e novas funcionalidades.”

CONHECE OS OUTROS FINALISTAS DO PRÉMIO AQUI.
OUTRAS NOTÍCIAS
Dois grandes projetos a caminho de Copenhaga!

Dois grandes projetos

a caminho de Copenhaga!

Portugal cresce na Rede de Cidades Criativas

Portugal cresce na

Rede de Cidades Criativas

Bandas de empresas fazem o festival

Bandas de empresas

fazem o festival

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a história toda

CLAB junta em Serralves a comunidade criativa

CLAB junta em

Serralves a comunidade criativa

OPEN MUSEUM. A cidade na palma da mão

OPEN MUSEUM. A cidade

na palma da mão

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19