05-06-2017

Bastou um email para o Sound Particles, o software áudio 3D desenvolvido por Nuno Fonseca, entrar nos grandes estúdios de Hollywood e em filmes como “Batman v Superman”. O projeto, finalista do Prémio Nacional Indústrias Criativas 2017, mostra como a inovação e o conhecimento portugueses podem alcançar dimensão global. Incubado em Leiria, acaba de receber o prémio da revista Exame Informática para “O melhor do Portugal Tecnológico” na área de software. Bem merecido. Vamos conhecê-lo melhor? Nuno, a palavra é tua…

O software que permite simular milhares de sons em simultâneo
“O Sound Particles é um software áudio 3D que utiliza conceitos de computação gráfica aplicados ao som, permitindo simular milhares de sons em simultâneo, o que é particularmente interessante para quem trabalha em filmes épicos, com milhares de coisas a acontecer ao mesmo tempo (batalhas, naves espaciais, etc.).”
 
E o mundo é imenso…
“Essencialmente é uma ferramenta para os profissionais de pós-produção áudio na área do cinema, TV, videojogos ou realidade virtual. Numa primeira fase, o nosso target são os profissionais; numa segunda fase, o target passam a ser os estúdios de cinema e videojogos; e mais tarde, os profissionais de música e prosumer.”
 
Um email e conquistou-se Hollywood
“Eu tive a ideia de usar técnicas de efeitos especiais ao som há 10 ou 12 anos, mas na altura foi só uma ideia. Em 2012, depois de ter terminado o doutoramento, resolvi começar a desenvolver o software. No final de 2014, enviei um email a meia-dúzia de estúdios de Hollywood a apresentar o conceito, e no espaço de um ano acabei por dar palestras
em todos os grandes estúdios de Hollywood.”
 
Um projeto que nasceu global
“Até ao final do ano passado, o projeto foi feito inteiramente por mim. Em novembro, constituí uma empresa, e estamos, desde janeiro, na incubadora D. Dinis, em Leiria, contando neste momento com alguns colaboradores.
O projeto já nasceu internacional (o mercado português não chega a representar 1%) e, neste momento, o software já é usado em todos os grandes estúdios de Hollywood, tendo já sido utilizado em filmes como 'Batman v Superman', 'Ninja Turtles 2', 'Smurfs: a aldeia perdida', 'Ghost in a Shell', entre muitos outros.”
 
É bom estar entre finalistas do Prémio
“O convívio entre os finalistas [no workshop de Imersão Empreendedora, do programa do Prémio, realizado em maio] foi fantástico, não só a nível pessoal, mas também na troca de experiências e opiniões. Para além disso, o programa foi útil para limar arestas, e enriquecer a perspetiva de cada empreendedor.”
 
Horizontes largos, muito largos
Embora já tenhamos algum sucesso junto dos estúdios de Hollywood, encaramos o produto atual apenas como o ponto de partida, uma vez que existem muitas áreas que podem ser exploradas com esta abordagem 3D. Como tal, o objetivo deste ano é começarmos a explorar outras plataformas e novas funcionalidades.”

CONHECE OS OUTROS FINALISTAS DO PRÉMIO AQUI.
OUTRAS NOTÍCIAS
CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

Sensi quer revolucionar meio musical

Sensi quer

revolucionar meio musical

Candidaturas encerradas

Candidaturas

encerradas

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17