18-11-2014

Conte-se com um grande encontro de ideias e visões quando notáveis são os pensadores. Pois é com a fasquia assumidamente elevada que se realiza, de 23 a 30 de novembro no Porto, a primeira edição do festival internacional de pensamento Fórum do Futuro. O caso não é para menos: entre os convidados para o evento figuram o encenador Robert Wilson, os prémios Pritzker Jean Nouvel (pela primeira vez em Portugal) e Rafael Moneo, o Nobel da Química (2004) Aaron Ciechanover ou a artista plástica Martha Rosler. Aos participantes estrangeiros juntam-se personalidades nacionais como o filósofo José Gil, os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura (outros dois Pritzker), o escritor Mário Cláudio ou os cientistas Alexandre Quintanilha e Manuel Sobrinho Simões.
Pelo painel de individualidades, participantes em diferentes conversas e conferências temáticas, se deduz ser este um encontro de natureza eclética, porque muitos são os caminhos (e as reflexões) que fazem o futuro.

CONHECE TODA A PROGRAMAÇÃO

O Fórum é organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, em colaboração com a Casa da Música, o Museu de Serralves, a Universidade do Porto e o Teatro Nacional São João. A iniciativa é assumida como “uma plataforma dedicada ao pensamento contemporâneo, onde se debaterão assuntos relacionados com importantes desafios que o Futuro coloca a diferentes áreas da ciência, das humanidades e das artes” – pode ler-se no site da autarquia portuense.
De acordo com o vereador da Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva, o festival permite inscrever esta cidade “no mapa internacional de divulgação de pensamento contemporâneo”, transformando-a, ao longo de uma semana, no “ponto de encontro de autores e interlocutores de experiências e visões singulares”.
Um dado importante: este festival é de entrada livre.
OUTRAS NOTÍCIAS
CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Grandes ideias no pequeno ecrã

Grandes ideias no

pequeno ecrã

Sensi quer revolucionar meio musical

Sensi quer

revolucionar meio musical

Candidaturas encerradas

Candidaturas

encerradas

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17