18/11/2014

Conte-se com um grande encontro de ideias e visões quando notáveis são os pensadores. Pois é com a fasquia assumidamente elevada que se realiza, de 23 a 30 de novembro no Porto, a primeira edição do festival internacional de pensamento Fórum do Futuro. O caso não é para menos: entre os convidados para o evento figuram o encenador Robert Wilson, os prémios Pritzker Jean Nouvel (pela primeira vez em Portugal) e Rafael Moneo, o Nobel da Química (2004) Aaron Ciechanover ou a artista plástica Martha Rosler. Aos participantes estrangeiros juntam-se personalidades nacionais como o filósofo José Gil, os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura (outros dois Pritzker), o escritor Mário Cláudio ou os cientistas Alexandre Quintanilha e Manuel Sobrinho Simões.
Pelo painel de individualidades, participantes em diferentes conversas e conferências temáticas, se deduz ser este um encontro de natureza eclética, porque muitos são os caminhos (e as reflexões) que fazem o futuro.

CONHECE TODA A PROGRAMAÇÃO

O Fórum é organizado pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto, em colaboração com a Casa da Música, o Museu de Serralves, a Universidade do Porto e o Teatro Nacional São João. A iniciativa é assumida como “uma plataforma dedicada ao pensamento contemporâneo, onde se debaterão assuntos relacionados com importantes desafios que o Futuro coloca a diferentes áreas da ciência, das humanidades e das artes” – pode ler-se no site da autarquia portuense.
De acordo com o vereador da Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva, o festival permite inscrever esta cidade “no mapa internacional de divulgação de pensamento contemporâneo”, transformando-a, ao longo de uma semana, no “ponto de encontro de autores e interlocutores de experiências e visões singulares”.
Um dado importante: este festival é de entrada livre.
OUTRAS NOTÍCIAS
Uma década a premiar as Indústrias Criativas

Uma década a premiar

as Indústrias Criativas

Life in a Bag a semear por todo o lado

Life in a Bag a

semear por todo o lado

As grandes capitais já conhecem este tapete

As grandes capitais

já conhecem este tapete

A rentrée tem bons eventos literários

A rentrée tem bons

eventos literários

Escola de Startups do UPTEC chega à 10.ª edição

Escola de Startups do

UPTEC chega à 10.ª ediç...

Estes são os vencedores do Prémio!

Estes são os

vencedores do Prémio!

O CLAB convida-te para Serralves

O CLAB convida-te

para Serralves

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22