12-12-2014

Tudo o que merece relevância no universo do design nacional tem a partir de agora um espaço online organizado e atualizado: acabado de lançar, o website www.designportugues.pt ficará como uma das heranças do Ano do Design Português 2014/2015, iniciado em maio passado e a decorrer até final de setembro do próximo ano.
A criação de três prémios anuais (para design de Comunicação, de Produto e de Interiores), a edição de um livro com propostas de projetos para seis regiões do país e o lançamento do site figuram como as principais expressões deste Ano do Design, lançado pelo Ministério da Economia e pela Secretaria de Estado da Cultura com o intuito de “afirmar o design nacional como uma área-chave para o desenvolvimento de Portugal enquanto país inovador e contemporâneo”.
A iniciativa é comissariada por Guta Moura Guedes, que a destaca como “uma ocasião catalisadora de ações e projetos que ultrapassam o seu próprio período temporal”. Neste sentido, o novo site surge como “uma plataforma participativa que vai possibilitar um mapeamento do design português, dentro e fora do território nacional. Este mapeamento, que se pretende dinâmico na sua construção e integrador na sua amplitude, é um projeto em rede de promoção do design e dos designers portugueses e de construção de um arquivo e uma base de conhecimento catalisadora. Levará o seu tempo a estar terminado, e terá, dado o grande desenvolvimento da disciplina, de ser constantemente atualizado. Constitui-se, sem dúvida, como a primeira grande base de dados e grande montra do design nacional”.
Desenvolvido com base na imagem criada pelo designer gráfico Pedro Falcão para o Ano do Design Português, o novo site foi projetado e desenvolvido pela Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Este espaço online, salienta a ESAD,  “é desenhado para se constituir, progressivamente, como o primeiro grande arquivo online do design nacional, nas suas várias vertentes e categorias. É um site que se inicia assumidamente numa versão work-in-progress, que irá evoluindo quer com a apresentação e registo das várias iniciativas programáticas, quer com a recolha de informação através de um dinâmico sistema de comunicação com a comunidade do design nacional”.
 
UM PROJETO COLABORATIVO, UM CONVITE À PARTICIPAÇÃO
“Todos os designers, todas as empresas, todas as instituições e demais protagonistas do campo do design” são convidados a enviar os seus dados “para a criação de um vasto diretório de design pensado e/ou produzido em português”, conforme se pode ler no site. Da nossa parte, fica aqui a divulgação e, para finalizar, o mail que aqui importa: info@designportugues.pt.


OUTRAS NOTÍCIAS
CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Grandes ideias no pequeno ecrã

Grandes ideias no

pequeno ecrã

Sensi quer revolucionar meio musical

Sensi quer

revolucionar meio musical

Candidaturas encerradas

Candidaturas

encerradas

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17