18-10-2014

É um caso incomum, que manifesta o reconhecimento do público por um projeto cultural assumidamente independente, a sobreviver há 14 anos sem qualquer subsídio, mesmo que isso represente uma vida na corda bamba: “Bzura”, o último espetáculo do Teatro da Palmilha Dentada, chegou aos palcos depois de uma bem-sucedida campanha de crowdfunding. Este processo revela bastante sobre uma companhia que pode brincar com tudo, mas leva muito a sério o teatro: o recurso ao apoio coletivo é apenas mais uma estratégia de financiamento de um grupo comprometido com a sua arte.
Salvaguardando as diferenças face a outros modelos/perfis existentes no mercado (porque as há, claro que sim), temos aqui um exemplo de empreendedorismo criativo que começa exatamente como devem começar todos os projetos – com paixão pelo que se faz e determinação em o fazer, acreditando no que se deseja implementar. Quando Luís Miguel Soares, criativo e fundador da Brand New Box, parceira do nosso Prémio, envolveu a Palmilha Dentada no Super Bock Laboratório Criativo sabia que não estava a chamar corpos estranhos a um habitat natural do empreendedorismo e da criatividade. “Enraizar”, a peça que a companhia portuense concebeu especialmente para este nosso evento, realizado dia 15 no Mercado de Matosinhos, fez-se de fibra comum.
Música, teatro, dança e técnicas do novo circo juntaram-se numa produção especial que foi às raízes da ideia e à vontade de lhe dar mundo. Numa linguagem multidisciplinar, bichos subterrâneos que quiseram ser homens manifestaram as pulsões da energia geradora – uma só – que move artistas, criativos, empreendedores. Por artes do palco, mostrou-se que querer é poder, mas é também condição de sobrevivência, o caminho de que não se escapa.
“Enraizar” teve uma apresentação única, irrepetível. Mas o Teatro da Palmilha Dentada tem “Bzura” em cena até dia 24, no Teatro do Campo Alegre, Porto. E vale a pena ir ver.
 
(a ilustrar este texto, imagem do espetáculo “Enraizar”; Super Bock Laboratório Criativo, no Mercado de Matosinhos – fotografia de José Eduardo Cunha)
OUTRAS NOTÍCIAS
Bandas de empresas fazem o festival

Bandas de empresas

fazem o festival

No terraço do hotel está cultivada a horta

No terraço do hotel

está cultivada a horta

Uma Caixa de Música Digital? Só Imaginando...

Uma Caixa de Música

Digital? Só Imaginando...

Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo de

Muti Randolp...

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a his...

OPEN MUSEUM. A cidade na palma da mão

OPEN MUSEUM. A cidade

na palma da mão

RÁDIO MIÚDOS. Para crianças e em português

RÁDIO MIÚDOS. Para

crianças e em português

CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18