10-07-2017

Se uma imagem vale mil palavras, uma boa infografia conta a história toda. Facultar aos media portugueses e a outros clientes interessados dados visuais, em infografias interativas, é o objetivo da Data Tailors, um dos 10 finalistas do Prémio Nacional Indústrias Criativas. Sucintamente e em discurso direto, eis o projeto de Ricardo Moreira.
 
Porque as boas histórias contam-se (também) visualmente
“A Data Tailors é uma produtora de histórias através de dados para empresas de media em contexto digital. A ideia é pesquisar, analisar e criar visualizações a partir de dados. A Data Tailors diferencia-se pelo serviço à medida do cliente. Ou seja, não oferecemos uma ferramenta, oferecemos a história final nos moldes idealizados pelo cliente. A nossa análise de dados e geração de gráficos responsivos é feita por especialistas das áreas de análise de dados, comunicação, design gráfico e web design.”

Dar o que faz falta às redações portuguesas
“Ainda existe pouca gente a trabalhar com dados nas redações portuguesas. Percebemos que podíamos preencher aqui um espaço no mercado. O projeto é muito recente e o seu processo de evolução está a ser um desafio. É uma aprendizagem constante. Sermos finalistas do Prémio ajuda-nos bastante a pôr as ideias em ordem, especialmente graças à ajuda de mentores.
Por isso mesmo, a participação no Programa de Imersão do Prémio, com os outros finalistas, foi uma experiência muito importante para a construção do nosso modelo de negócio. Por outro lado, o contacto com os outros participantes foi muito estimulante e ajudou-nos a mudar um pouco o nosso mindset para uma perspectiva mais ligada ao plano de negócio. Os inputs dados tanto pelos mentores como pelos outros participantes acabaram por ser impulsionadores de algumas novas ideias que estamos agora a pensar implementar.”

Criar sistemas próprios para análise de dados
“O ideal seria, até ao final do ano, conseguirmos os nossos primeiros clientes e
começarmos a trabalhar na produção das nossas primeiras infografias digitais. Temos como um dos primeiros objetivos criar sistemas próprios para agilizar o processo de análise de dados e criação de infografias interativas. Também estamos a considerar expandir o nosso
serviço a outros sectores para além dos media.”


OUTRAS NOTÍCIAS
Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18