07-07-2017

No dia 20 de julho, inovação e conhecimento, arte e negócio chamam ao Ténis de Serralves. Entre a Utopia e o Pragmatismo, artistas, criadores e empreendedores juntam-se no evento em que se anunciaos vencedores do Prémio Nacional Indústrias Criativas. Uma conferência com o brasileiro Muti Randolph, um debate sobre ecossistemas criativos por quem os conhece bem, convívio e animação musical fazem um programa com início às 17h00. A entrada é livre, mas exige inscrição gratuita.
 
Aproxima-se nova edição do CLAB, que todos os anos promove o encontro da comunidade criativa através de um programa feito no “tubo de ensaio”. Novas tendências, visões sobre o futuro e modelos de negócio inovadores chamam ao laboratório uma comunidade desacomodada que ajuda a transformar a realidade local e do mundo.
 
Este ano, o programa inicia-se com a conferência “Utopia e Pragmatismo”, que traz ao Porto Muti Randolph, um dos pioneiros das Artes Digitais no Brasil.
 
Segue-se um debate sobre “Os ecossistemas criativos”, que reúne a Factorial Cultural, de Espanha, Porto Design Factory, Portugal Ventures e dois finalistas de edições anteriores do Prémio Nacional Indústrias Criativas, Noocity e FAHR 021.3.
 
Estimuladas as ideias, já em ambiente de reflexão viva, são anunciados os vencedores do 9.º Prémio Nacional Indústrias Criativas. São dez os projetos candidatos numa edição que atribuirá prémios aos três melhores colocados.
 
Porque os criativos são gente que gosta de se encontrar, público e convidados podem depois demorar-se à conversa, em ambiente animado pelo DJ Francisco Aire Pereira.
 
Sublinha-se: o CLAB é um evento de entrada gratuita, mas sujeito a inscrição prévia (AQUI) e à lotação do lugar. Obviamente, esperamos por ti.


PROGRAMA

17h00 I Check-in

17h30 I Abertura

17h40 I Utopia e Pragmatismo 
Keynote Speaker: Muti Randolph

O artista brasileiro cruza o desenho, o som, a luz e a tecnologia na criação de cenários, instalações e projetos de arquitetura de interiores. Explora a relação do tempo e do espaço através da música e vídeo gerados interativamente. O seu trabalho está presente nas mais relevantes publicações de arte, design e arquitetura. É um dos 500 artistas selecionados pelo projeto internacional Creator's project e reconhecido como um dos grandes nomes da arte baseada em novas tecnologias.
 
18h30 I Os ecossistemas criativos
Factorial Cultural (Espanha)
Porto Design Factory
Portugal Ventures
Bio Boards
FAHR 021.3
Moderação: Fátima São Simão, UPTEC
 
Vivemos na era da cocriação e do cruzamento de culturas, conhecimento e indústrias. Makerspaces, incubadoras, pop-ups, fablabs e “clusters” são os chamados Hubs Criativos. Como é que estes espaços estão a mudar os ecossistemas criativos e empreendedores? Como se está a transpor as barreiras geográficas, profissionais e científicas? 
 
19h30 I Prémio Nacional Indústrias Criativas
Anúncio dos projetos vencedores.
 
20h00 I DJ Francisco Aires Pereira
OUTRAS NOTÍCIAS
Bandas de empresas fazem o festival

Bandas de empresas

fazem o festival

No terraço do hotel está cultivada a horta

No terraço do hotel

está cultivada a horta

Uma Caixa de Música Digital? Só Imaginando...

Uma Caixa de Música

Digital? Só Imaginando...

Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo de

Muti Randolp...

DATA TAILORS. Infografias com a história toda

DATA TAILORS.

Infografias com a his...

RÁDIO MIÚDOS. Para crianças e em português

RÁDIO MIÚDOS. Para

crianças e em português

CITY CHECK. Descobrir a cidade através de jogos

CITY CHECK. Descobrir

a cidade através de jog...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18