22-03-2015

Dez anos merecem quatro dias de festa. “Tudo aquilo que é a Casa da Música” reflete-se numa programação naturalmente eclética, com sabor a estreia e o convite à participação.
De 9 a 12 de abril, o público é chamado a viver propostas que colocam em destaque os vários agrupamentos residentes e maestros titulares da instituição, a dinâmica invulgar do seu Serviço Educativo, o incentivo contínuo à criação contemporânea, as inúmeras formas de encontro com a sociedade, os agrupamentos em associação e, em tudo, “a marca da diversidade de estilos e géneros musicais” que faz o projeto.
As celebrações começam com “A Consagração da Casa”, a obra que Beethoven “escreveu para a inauguração de um teatro em Viena e que desde então representa um hino para salas de concerto em todo o mundo” – pode ler-se na apresentação do programa.
A estreia mundial de uma encomenda ao compositor português Pedro Amaral, a audição de obras-primas da música barroca, a interpretação “do grande monumento da música coral sinfónica”, um showcase do Serviço Educativo “que passa em revista alguns dos seus projetos mais marcantes” (como é o caso de “Cha Cha Pum”, “Ali Babá e as 40 Canções” ou o projeto comunidário e inclusivo “Som da Rua”), concertos da Banda Sinfónica Portuguesa (com Mário Laginha) ou da Orquestra Jazz de Matosinhos (com Kurt Rosenwinkel) são alguns dos destaques.
O aniversário merece também “uma edição especial” do NOS Club, que leva à Sala Suggia o músico Tricky, referência incontornável do trip-hop britânico.
No primeiro dia da programação (9 de abril), a Casa tem as portas abertas: a entrada é livre para quem quiser participar em diferentes iniciativas que mostram “como se faz uma Casa da Música”. O público poderá “assistir a ensaios, participar em workshops, visitar palcos e bastidores de um edifício onde se respira música e se cultiva a partilha de experiências musicais”.
 
VÊ TODA A PROGRAMAÇÃO
OUTRAS NOTÍCIAS
Birdadvisor360°, a app que observa os pássaros

Birdadvisor360°, a

app que observa os pássaro...

A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

WONDER COVER. Joga com amigos à volta do tablet

WONDER COVER. Joga

com amigos à volta do tabl...

SOUND PARTICLES. De Leiria para Hollywood

SOUND PARTICLES. De

Leiria para Hollywood

IGUANEYE. Afinal (não) estamos descalços

IGUANEYE. Afinal

(não) estamos descalços

Duas vencedoras do Prémio candidatas aos The Europas

Duas vencedoras do

Prémio candidatas aos The ...

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18