22-03-2015

Dez anos merecem quatro dias de festa. “Tudo aquilo que é a Casa da Música” reflete-se numa programação naturalmente eclética, com sabor a estreia e o convite à participação.
De 9 a 12 de abril, o público é chamado a viver propostas que colocam em destaque os vários agrupamentos residentes e maestros titulares da instituição, a dinâmica invulgar do seu Serviço Educativo, o incentivo contínuo à criação contemporânea, as inúmeras formas de encontro com a sociedade, os agrupamentos em associação e, em tudo, “a marca da diversidade de estilos e géneros musicais” que faz o projeto.
As celebrações começam com “A Consagração da Casa”, a obra que Beethoven “escreveu para a inauguração de um teatro em Viena e que desde então representa um hino para salas de concerto em todo o mundo” – pode ler-se na apresentação do programa.
A estreia mundial de uma encomenda ao compositor português Pedro Amaral, a audição de obras-primas da música barroca, a interpretação “do grande monumento da música coral sinfónica”, um showcase do Serviço Educativo “que passa em revista alguns dos seus projetos mais marcantes” (como é o caso de “Cha Cha Pum”, “Ali Babá e as 40 Canções” ou o projeto comunidário e inclusivo “Som da Rua”), concertos da Banda Sinfónica Portuguesa (com Mário Laginha) ou da Orquestra Jazz de Matosinhos (com Kurt Rosenwinkel) são alguns dos destaques.
O aniversário merece também “uma edição especial” do NOS Club, que leva à Sala Suggia o músico Tricky, referência incontornável do trip-hop britânico.
No primeiro dia da programação (9 de abril), a Casa tem as portas abertas: a entrada é livre para quem quiser participar em diferentes iniciativas que mostram “como se faz uma Casa da Música”. O público poderá “assistir a ensaios, participar em workshops, visitar palcos e bastidores de um edifício onde se respira música e se cultiva a partilha de experiências musicais”.
 
VÊ TODA A PROGRAMAÇÃO
OUTRAS NOTÍCIAS
A "cultura líquida" está no Hub Criativo do Beato

A "cultura líquida"

está no Hub Criativo do B...

O Prémio vai a Copenhaga com os pés confortáveis

O Prémio vai a

Copenhaga com os pés confortáv...

Boas ideias e bons projetos vão ao Laboratório

Boas ideias e bons

projetos vão ao Laboratóri...

Bem-vindos ao mundo de Muti Randolph

Bem-vindos ao mundo

de Muti Randolph

MAIS NOTÍCIAS  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19